Legend Of :: Batman Returns SNES





Eae! Hoje eu vou lhes apresentar uma verdadeira obra prima! Aliás, quem não admite idolatrar esse que é um dos maiores ícones dos Quadrinhos Americanos, ainda que seja apenas uma febre momentanêa que passa logo, Batman será para sempre único e especial! Confesso ter pegado mais gosto ao personagem na infância, onde os filmes eram algo fodástico de se presenciar numa época digamos, "Pobre" se tratando das tecnologias que temos hoje nos cinemas, e claro, nos Games, me lembro bem dos brinquedos que ganhei do Herói na infância: Um Boneco original da série animada Batman&Robin, uma Pista da Hotwheels que acompanhava o Batmóvel dos filmes (quantas broncas levei de literamente, lançar o carros sobre as mobilias sem querer...), e algo que na realidade não é brinquedo, mas sim um VHS do filme de 1989 (sim, o que têm o Coringa!) que hoje não faço a miníma de onde pode ter ido parar...emfim, o Cavaleiro das Trevas é um personagem inesquecível para qualquer um que não esconda sua ingonorância pelo universo POP, por tanto, nada mais justo que analisar um dos melhores Beat'em Up do Super Nintendo: BATMAN: Returns!

Antes começemos pelos Longas que deram origem ao jogo: Em 1989 Tim Burtom havia tomado coragem e feito com sua equipe, o que seria um dos maiores sucessos da época, assim nasceu a adaptação BATMAN nos cinemas, estrelado por Michael Keaton no papel do Caveiro das Trevas, sendo que o antagonista da vez era o famoso e amado O Coringa, curiosamente, o filme começa exatamente como as HQs, com Bruce presenciado a morte de seus pais, o diferencial aqui é que ao invés de um bandido qualquer cometer o ato criminoso, quem o faz é Jack Napier, ou O Coringa! Eu fiquei sabendo disso só agora há pouco tempo, já que a última vez que eu vi esse primeiro longa foi exatamente no VHS, aos meus 4 anos...bem, porém o game começa no calor da continuação desse primeiro filme, nesse caso, BATMAN: Returns, onde é mostrado pela primeira vez vilões como O Pinguim, e A Mulher-Gato (ou seria Gata ?), agora uma coisa que pode abalar seu universo mental, te deixando totalmente Lúcido, é que uma das opções de Burton para fazer o papel do Batman no filme era nada mais, nada menos que Charlie Sheen...HUAHUAHUA, na boa se ele fizesse esse filme como o Batman, eu não consseguiria assisti-lo sem soltar umas risadas!

Okay, agora vamos ao jogo! Lançado em em 1993, Batman: Returns ficou nas mãos da toda poderosa KONAMI (que fazia uma diferenã ENORME nos consoles), e o estilo de jogo era um genuíno Beat'em Up, só que um B'EUP do CARALHO! Sério mesmo...o estilo de jogo seguia o dos já famoso Streets of Rage (SEGA) e Final Fight (CAPCOM), ou seja, você anda em um cenario plano em 2D livremente (indo pra cima, pra baixo, e lados) distribuíndo porrada sem cobrar pedágio, o jogo deve ter feito a cabeça dos Guris de 93, pois até hoje eu me impressiono com o nível de interatividade dos cenários, e além disso, traz gráficos muito bonitos (vide a neve da primeira fase!) e inimigos bem animados e detalhados, não esquecendo também das Cutscenes com imagens do filme.

Lógicamente, Returns teve outras apariçoes além do Super NES, aparecendo também no pequeno NES, eu creio que quem jogou esta também não se decepcionou. O jogo começa em um Evento de Natal, mais precisamente em uma espécie de Praça Central de Gotham (que é MARAVILHOSA pelo modo que o jogo mostra o ambiente, com neve e pessoas correndo...foda de mais!), no entanto, uma misteriosa caixa de presente gigante é deixada no local, e bem no começo do discurso do prefeito, surge uma misteriosa Gangue da caixa que se denomina "Red Triangle Circus" causando um Caos eminente ás pessoas do local, e nisso, nosso herói preferido é convocado para a "Festinha" humilde dos palhações.

Pode parecer BEM clichê, mas é realmente inspirador ver tudo isso acontecendo, logo no começo somos apresentado á uma Cutscene bem bolada, e em seguida vemos o Morcegão seguido, e presenciando pessoas correndo na direção oposta de onde a gangue espalha terror.
Em todo o jogo teremos 7 fases, ambas bem detalhadas, e animadas de forma surreal pra um 32Bits, nas 7 fases, ambas serão divididas em 3 partes, sendo que a última se enfrenta o Chefão da maracutanha, como de pranche, os "mimadinhos" da época não gostaram do fato de o jogo ser fiél ao filme dos cinemas, pois era tudo previsível aos que viram o longa, sabe o que eu acho disso ? Pura frescura! Hoje em dia, a maior parte dos jogos baseados em filmes são uma porcaria total! Isso se deve ao fato de as empresas terem um prazo chulo de lançamento, que tem que ser junto ao filme, o que acaba não dando tempo de se fazer algo útil...mas gosto é gosto.

Lembra do nível de interatividade que eu disse lá atráz ? Bem, na versão de SNES, batman é ainda mais poderoso do que na versão Nintendinho (que é muito boa também!), pois além de distribuir vários movimentos porretas nos inimigos, ele ainda dá Voadoras, Combos, e pode agarrar inimigos e lançar eles pelo cenário, e esse último feito é bem legal: Arremesse aquele palhaço na vidraça para quebra-la, ou jogue aquele inimigo genérico nos tijolos, e você se viciará no movimento em questão rapidamente! Além de força e habilidades fisícas, nosso Morcego conta com suas "Bat-Armas", como o "Bat-merangue" que se torna potente durante o jogo, o "Bat-gancho" muito útil para atravessar aqueles abismos sem fim de Gotham, e uma arma inusitada, o "Test-Tube" uma espécie de experimento em tubo que parece a "Tela-Branca" do Akuma (Street Fighter ALPHA) pois extermina TODOS os inimigos da tela em segundos!


Certo, pancadaria com o Batman é bem divertido, mas o que você me diz do Bat-Móvel ? Sim, dá pra pegar o volante dessa máquina-encapirotada na quinta fase do jogo, mesmo sendo uma etapa curta, garanto que úsuarios de emuladores usarão Save-States para re-jogar sem problemas, nessa fase apenas detonamos com Motoqueiros usando cabeças de caveira, o que me lembra de um outro certo personagem, de uma outra produtora...né MARVEL ?






Aos gráficos eu diria que é uma OBRA PRIMA INESQUECÍVEL! De fato, cada detalhe faz com que o gameplay se pareça com um passeio de "sova", cada detalhe, cada sprite, cada efeito foi muito bem projetado, eu já devo ter dito isso antes, mas direi de novo: a Neve é incrível! 

Aos Sons e Efeitos Sonoros eu digo que bate de frente com os gráficos: Socar gera um som gratificante nos inimigos, e as músicas de fundo são bem feitas também, dando aquela sensação de estar realmente na pele do Homem-Morcego, em sumas palavras: SUMPIMPA!

Se tratando de Controles, Returns apresenta um esquema de Gameplay simples e inovador, Batman é uma verdadeira "Máquina-Mortifíra" no jogo, além de dar socos, pode lançar uma voadora, e arremessar á vontade e sem problemas, há um golpe em especifíco que funciona como um "Alarme-de-Incêndio" onde se pode livrar a pele do Morcego dos bandidões que o cercam, basta pressionar Soco+Chute que um belo bater de asas (ou capa) o livrará da "cerca" inimiga, há também um botão de defesa, que apenas diminui o resultado final dos danos, deixando apenas que Batman leve metade do dano normal, Bem útil não ?! Porém a dificuldade é alta mesmo nos níveis mais baixos do jogo, acho que pelo fato de se ter apenas um modo Single, sem o Co-Op dos B'EPs da época, então, caso se sinta um homem sem habilidades quando enfrentar a Mulher-Gato, saiba que O Pinguim é ainda pior!


Com uma obra dessa numa época longiqua, as produtoras de hoje deveriam tomar vergonha na cara, antes de aceitar criar porcarias á prazos de filmes badalados, se fizessem como Arkham City fez, talvez faturassem algo digamos...condizente, mas não é o caso, mas para finalizar, BATMAN: Returns é um clássico imensuravél, seus gráficos polidos e bem desenhados, suas animações alá Disney, e suas músicas e sons se destacam, esse é com certeza o melhor jogo 2D que o morcego teve em toda sua carreira, NOTA 10! E se você deseja algo mais leve, tente o de NES que é inegualavel também.




Bem, ficaremos por aqui, espero que tenham gostando da análise que fiz, estou melhorando cada vez mais os meus Legend Ofs não é mesmo ? Bem, apartir de hoje, esse tipo de postagem receberá mais tempo para sair, então aceito Pedidos e Recomendações sem problemas! Até próxima postagem ;)

NÃO DEIXEM DE COMENTAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não poste comentários com palavreado Chulo que contenham
Palavrões que possam ofender uma ou mais pessoas, palavras de conteúdo chulo que apenas demostram gírias serão moderadas, Exemplo: F*da.
Se for reclamar, reclame com educação pelo menos, sintam-se livres para falar e discutir sobre o que desejar